Este projeto visa promover a igualdade de oportunidades na educação das crianças e jovens, fomentar a inclusão e diversidade em todos os níveis de educação, formação, juventude e desporto.

O projeto é dinamizado/desenvolvido por um grupo de escolas que trabalham juntas com base na partilha dos mesmos valores na sua abordagem à educação, dando particular ênfase na construção de relacionamentos saudáveis na escola. 

As escolas parceiras acreditam que um ambiente seguro cria condições para que todas as crianças se expressem, usem 

os seus talentos e potencialidades, aquelas naturalmente talentosas com forte suporte para seu crescimento no ambiente familiar e aqueles que vêm para a escola com desvantagens: social, educacional ou de um contexto cultural significativamente diferente.

Será dado especial ênfase à prevenção de um ambiente seguro em todas as escolas participantes. A inclusão será entendida num sentido mais amplo, não apenas para

crianças com necessidades educativas especiais, mas também para crianças provenientes de contextos socialmente desfavorecidos e países estrangeiros numa escola onde não são educados na sua língua materna.

As tecnologias digitais (e futuras salas de aula) desempenharão um papel fundamental, através do qual o trabalho com crianças recém-chegadas, incluídas e integradas pode ser significativamente facilitado, quebrando várias barreiras (linguagem, físicas, mentais) superando, mais facilmente, qualquer obstáculo com que se deparem.

O projeto reunirá cinco escolas para trabalharem juntas pela educação de qualidade num mundo real imprevisível, complexo e variável.