CARACTERIZAÇÃO: Portugal tem-se tornado um país cada vez mais multicultural, recebendo todos os  anos pessoas provenientes de países e culturas muito diversificados. Este facto tem colocado à nossa  escola desafios nunca antes sentidos, nomeadamente como responder às necessidades dos jovens que  vêm integrando o sistema educativo português a meio de um percurso de aprendizagem, nomeadamente  como construir pontes entre a realidade cultural e linguística que trazem e a que vêm ora abraçar. 

Sendo a competência comunicativa o fator sine qua non desta integração, o presente projeto assume  duas vertentes basilares: a comunicação em língua portuguesa e a comunicação em línguas estrangeiras  – inglês e francês –, cada uma delas com a sua abordagem própria, fruto das idiossincrasias que as  caracterizam. 

OBJETIVOS:  

  • Desenvolver nos alunos um nível de proficiência em língua portuguesa que lhes permita  compreender a linguagem utilizada nas mais diversas disciplinas 
  • Facultar, nas línguas estrangeiras, um percurso alternativo de aprendizagem compatível com o nível  de proficiência linguística básico de que os alunos estrangeiros são portadores aquando da sua  integração no sistema de ensino português 

COORDENADOR: Aurora Tavares, Ângela Quelhas, Sónia Melo 

EQUIPA DE PROJETO: Todas os professores do Departamento de Línguas 

PÚBLICO-ALVO: Alunos identificados provenientes de outros sistemas de ensino e abrangidos pela  educação especial.