DESIGNAÇÃO: LEMA—Laboratório de Ensino de Matemática
CARACTERIZAÇÃO: No centro da atividade da escola inclusiva estão o currículo e as aprendizagens essenciais dos alunos. Na disciplina de Matemática, devemos ter em conta as novas orientações curriculares de matemática, ensino e aprendizagem da matemática, avaliação da aprendizagem matemática, metas de aprendizagem e metas curriculares de matemática. Adequar o processo de ensino às características e condições individuais de cada aluno é essencial, assim como, criar mecanismos na área científico/pedagógica para que todos alcancem as aprendizagens essenciais definidas para a disciplina de Matemática, de forma a estarem enquadradas no “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”, numa dinâmica inclusiva e abrangente, proporcionando mais saberes, tanto científicos como culturais, que contribuam para que os nossos jovens sejam cidadãos mais realizados e felizes.
Os professores de Matemática da escola, em particular a equipa de professores que tem feito e faz parte deste projeto, procuram criar atividades práticas que permitam estruturar, organizar e planificar o conhecimento, de modo a fazer acontecer o pensar matemático. Para tornar a Matemática mais acessível a todos e porque estamos na era digital, os materiais mais importantes vão sendo colocados online num blog criado para o efeito. Nesse blog, encontram-se já alguns materiais de apoio aos vários níveis de ensino (básico, secundário e profissional) que irão servir para os alunos consultarem autonomamente ou orientados por um professor, proporcionando uma melhoraria dos seus conhecimentos. Por outro lado, o projeto funciona também como modalidade de apoio, sendo utilizado para isso a plataforma Classroom, para orientar o estudo da disciplina e esclarecer dúvidas, em particular na preparação para os exames nacionais. De acordo com as dificuldades dos alunos e tendo em conta a disponibilidade dos professores, pode-se ainda recorrer ao apoio em sala de aula ou fora dela (assessoria), onde podem estar envolvidos todos os alunos da turma ou apenas um grupo restrito.
OBJETIVOS:
Geral: Explorar novas metodologias e estratégias do ensino da Matemática, com recurso as atividades/ tarefas que facilitem o ensino/aprendizagem, numa perspectiva mais condicente com os interesses/ expectativas atuais dos alunos.
Específicos:
- Desenvolver estratégias/metodologias de ensino com maior utilização de materiais manipuláveis, dinamizar atividades lúdicas/didáticas, no sentido de levar os alunos a uma participação mais ativa na disciplina de Matemática
- Apoiar outros professores em contexto de aula (assessoria dentro ou fora da sala de aula) no desenvolvimento de atividades ou para apoiar alunos com necessidades especiais
- Apoiar pontualmente alunos, com características muito particulares, segundo solicitação do professor e de acordo com o horário previsto
- Desenvolver conteúdos e manter actualizado o Blogue da Matemática
COORDENADOR: Purificação Milheiro
ADMINISTRADOR DO BLOGUE: Cristina Ribeiro
EQUIPA DE PROJETO: Cristina Ribeiro, Ismael Santos
PÚBLICO-ALVO: Todos os alunos da escola (blogue/recursos). Alunos/turmas a definir (Apoios/ assessorias)
Acesso ao Blogue: https://lematematica.wordpress.com/