DESIGNAÇÃO: LEMALaboratório de Ensino de Matemática

CARACTERIZAÇÃO: No centro da atividade da escola inclusiva estão o currículo e as aprendizagens  essenciais dos alunos. Na disciplina de Matemática, devemos ter em conta as novas orientações  curriculares de matemática, ensino e aprendizagem da matemática, avaliação da aprendizagem  matemática, metas de aprendizagem e metas curriculares de matemática. Adequar o processo de ensino  às características e condições individuais de cada aluno é essencial, assim como, criar mecanismos na  área científico/pedagógica para que todos alcancem as aprendizagens essenciais definidas para a  disciplina de Matemática, de forma a estarem enquadradas no “Perfil do aluno à saída da escolaridade  obrigatória”, numa dinâmica inclusiva e abrangente, proporcionando mais saberes, tanto científicos como  culturais, que contribuam para que os nossos jovens sejam cidadãos mais realizados e felizes.  

Os professores de Matemática da escola, em particular a equipa de professores que tem feito e faz parte  deste projeto, procuram criar atividades práticas que permitam estruturar, organizar e planificar o  conhecimento, de modo a fazer acontecer o pensar matemático. Para tornar a Matemática mais acessível  a todos e porque estamos na era digital, os materiais mais importantes vão sendo colocados online num  blog criado para o efeito. Nesse blog, encontram-se já alguns materiais de apoio aos vários níveis de  ensino (básico, secundário e profissional) que irão servir para os alunos consultarem autonomamente ou  orientados por um professor, proporcionando uma melhoraria dos seus conhecimentos. Por outro lado, o  projeto funciona também como modalidade de apoio, sendo utilizado para isso a plataforma Classroom,  para orientar o estudo da disciplina e esclarecer dúvidas, em particular na preparação para os exames  nacionais. De acordo com as dificuldades dos alunos e tendo em conta a disponibilidade dos professores,  pode-se ainda recorrer ao apoio em sala de aula ou fora dela (assessoria), onde podem estar envolvidos  todos os alunos da turma ou apenas um grupo restrito.  

OBJETIVOS: 

Geral: Explorar novas metodologias e estratégias do ensino da Matemática, com recurso as atividades/ tarefas que facilitem o ensino/aprendizagem, numa perspectiva mais condicente com os interesses/ expectativas atuais dos alunos.  

Específicos: 

  • Desenvolver estratégias/metodologias de ensino com maior utilização de materiais manipuláveis,  dinamizar atividades lúdicas/didáticas, no sentido de levar os alunos a uma participação mais ativa  na disciplina de Matemática 
  • Apoiar outros professores em contexto de aula (assessoria dentro ou fora da sala de aula) no  desenvolvimento de atividades ou para apoiar alunos com necessidades especiais 
  • Apoiar pontualmente alunos, com características muito particulares, segundo solicitação do  professor e de acordo com o horário previsto 
  • Desenvolver conteúdos e manter actualizado o Blogue da Matemática 

COORDENADOR: Purificação Milheiro  

ADMINISTRADOR DO BLOGUE: Cristina Ribeiro  

EQUIPA DE PROJETO: Cristina Ribeiro, Ismael Santos 

PÚBLICO-ALVO: Todos os alunos da escola (blogue/recursos). Alunos/turmas a definir (Apoios/ assessorias)