DESIGNAÇÃO: GREEnMOOD In the Mood for Green – ERASMUS KA121  

CARACTERIZAÇÃO: O projeto visa a identificação e exploração dos quatro elementos da natureza  essenciais para a vida (fogo, ar, terra e água) nos seus diversos aspetos. Pretende-se consciencializar  para a prática de uma vida sustentável, de modo a preservar o ambiente, tirando partido das  potencialidades de cada elemento sem o vandalizar ou destruir em benefício do nosso bem-estar. Procurar  coordenar bem-estar e ambiente. Países parceiros: Suécia, Espanha, Portugal e Finlândia. 

OBJETIVOS: 

  • Despertar o interesse pela cultura do país vizinho 
  • Descobrir diferenças e semelhanças entre culturas: elementos unificadores da península Ibérica e  Escandinávia (Finlândia e Suécia) 
  • Sensibilizar os alunos para os problemas e possibilidades dos recursos naturais Levar a cabo um projeto científico – humanístico-cultural em parceria bilateral (objetivos, plano de  trabalho, redação do projecto e apresentação final) 
  • Criar material expositivo rigoroso (estético, científico, geográfico) 
  • Envolver os alunos e professores na criação de materiais e dinâmicas de grupo verdadeiramente  europeias de tolerância e mútuo respeito pelo material cultural de ambas as nações envolvidas.

 CAMPO LINGUÍSTICO 

  • Realizar uma apresentação oral numa língua não materna 
  • Saber divulgar as próprias ideias, investigações ou criações artísticas 

CAMPO NOVAS TECNOLOGIAS 

  • Aprender a utilizar as aplicações informáticas de trabalho colaborativo à distância Utilizar plataformas virtuais para comunicação e divulgação/partilha de produtos CAMPO ARTÍSTICO 
  • Elaborar/criar um livro ilustrado para crianças 
  • Organizar uma exposição 
  • Divulgar um trabalho de forma artística, demonstrando cuidado estético. 
  • Desenhar com programas gráficos 
  • Editar imagens e pequenos filmes 

CAMPO CULTURAL E PESSOAL 

  • Aprender a trabalhar em grupo com alunos de outra nacionalidade 
  • Descobrir uma nova cultura e uma nova língua 
  • Aceitar os costumes de outro país e valorizar os seus próprios; 
  • Descobrir novos modelos de turismo sustentável 
  • Desenvolver soft skills de trabalho colaborativo em grupo 

COORDENADOR: Ângela Quelhas 

EQUIPA DE PROJETO: Aurora Tavares, Ana Duarte, Isabel Silva, Margarida Fonseca, Vanda Soares, Sara  Mendes, Matilde Pinto 

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade.